Southern African Regional Poverty Network (SARPN) SARPN thematic photo
Regional themes > Governance Last update: 2020-11-27  
leftnavspacer
Search





 Related documents

South African Institute of International Affairs (SAIIA)

PlanificaР·Ріo para uma RevisРіo ParitР±ria Eficaz:
Guia para Pontos Fulcrais Nacionais


Ross Herbert e Steven Gruzd

Instituto Sul Africano de Assuntos Internacionais

Fevereiro de 2007

SARPN acknowledges SAIIA as a source of this document: www.saiia.org.za
[Documento completo - 545Kb ~ 3 min (54 pages)]     [ Share with a friend  ]

PlanificaР·Ріo para uma RevisРіo ParitР±ria Eficaz

A RevisРіo ParitР±ria Р№ uma actividade importante para Р‘frica, para o seu povo, e, para todos os paРЅses que se submetem ao processo. Para obter o mР±ximo de vantagens no processo, Р№ importante fazer uma planificaР·Ріo prР№via, antecipar questС…es-chave e pС„r em prР±tica estratР№gias que permitam maximizar as vantagens e ao mesmo tempo, gerir, de modo eficaz, os importantes desafios que possam surgir.

Isto constitui a essРєncia de uma gestРіo eficaz em qualquer sector e Р№ particularmente importante num processo tРіo complexo quanto o MARP que reСЉne milhares de pessoas provenientes de diferentes extractos sociais. Este processo serР±, para quase todos uma experiРєncia nova, e exige a participaР·Ріo de InstituiР·С…es recentemente criadas.

Este manual descreve, em linhas gerais, as principais liР·С…es aprendidas e as melhores prР±ticas demonstradas nos primeiros paРЅses que aderiram ao MARP e se submeteram ao processo de revisРіo; proporciona ideias inovadoras para o MARP que podem vir a ser СЉteis no sentido de melhorar as experiРєncias dos primeiros paРЅses, e apresenta listas de verificaР·Ріo dos principais pontos que fazeram parte das diferentes fases do processo.

As pР±ginas que se seguem explicam as cinco fases do MARP, identificam as vР±rias instituiР·С…es nacionais que devem ser criadas, sugerem diversas metodologias de pesquisa, e expС…em questС…es atinentes Р° orР·amentaР·Ріo e organizaР·Ріo de pessoal. Estes pormenores sРіo essenciais na preparaР·Ріo do caminho que levarР± Р° consecuР·Ріo dos dois objectivos principais: um relatСѓrio de auto-avaliaР·Ріo do paРЅs e um programa de acР·Ріo que permita ir ao encontro das lacunas identificadas na auto-avaliaР·Ріo.

O fundamento principal do MARP, porР№m, nРіo tem a ver com documentos. Estes constituem somente um meio para alcanР·ar os fins. O propСѓsito do MARP Р№ criar uma mudanР·a positiva e melhorar a qualidade da governaР·Ріo.

O MARP deve ser visto sob uma perspectiva social e polРЅtica, jР± que a mudanР·a envolve pessoas e povos diferentes, com opiniС…es diversas e interesses divergentes. Como consequРєncia, este manual sobre o MARP centra-se nos aspectos tР№cnicos e polРЅticos que constantemente se afectam mutuamente.

Se, por um lado, negligenciar a dimensРіo polРЅtica das consultas poderР± causar controvР№rsia, por outro, ignorar alguns dos aspectos tР№cnicos poderР± criar complicaР·С…es. Felizmente, muitas pessoas jР± passaram pela experiРєncia e partilharam os resultados dos seus esforР·os. SРіo essas experiРєncias que vamos tentar reproduzir, o mais fielmente possРЅvel, neste manual.



Octoplus Information Solutions Top of page | Home | Contact SARPN | Disclaimer