Southern African Regional Poverty Network (SARPN) SARPN thematic photo
Regional themes > HIV/AIDS Last update: 2020-11-27  
leftnavspacer
Search





 Related documents


Sustentabilidade das ONG AIDS

Um manual prбtico

Grupo Pela Vidda/Rio de Janeiro, Grupo Pela Vidda/Niterуi, Grupo de Incentivo а Vida, International HIV/AIDS Alliance, Programa Municipal de DST/Aids e Hepatite de Praia Grande/SP


SARPN acknowledges the International HIV/AIDS Alliance as the source of this document - www.aidsalliance.org
[Download complete version - 603Kb ~ 3 min (156 pages)]     [ Share with a friend  ]

Introduзгo

Seзгo I: O Projeto e o Manual

Como garantir a mйdio e longo prazo as aзхes desenvolvidas pelas ONG/Aids? Captar recursos financeiros й a ъnica saнda? Qual a importвncia da autonomia polнtica para a sobrevivкncia das ONG/Aids? Como as parcerias podem contribuir para manter e ampliar o impacto das aзхes das ONG/Aids? O modelo gerencial utilizado nas ONG/Aids contribui para potencializar o seu trabalho?

Estas sгo algumas das questхes que inquietam cotidianamente os ativistas envolvidos no enfrentamento da epidemia do HIV/Aids no Brasil. Nгo conseguir responder a estas perguntas pode representar uma ameaзa a todo o trabalho jб desenvolvido pelas ONG/Aids e, conseqьentemente, um prejuнzo para as pessoas que encontram nestas instituiзхes um referencial de vida.

Considerando que a epidemia continua se expandindo e demandando aзхes tanto de apoio como de prevenзгo, o Grupo de Incentivo а Vida (GIV), o Grupo Pela Vidda/Rio de Janeiro, o Grupo Pela Vidda/Niterуi e o Programa Municipal de DST/Aids e Hepatite de Praia Grande (SP) em parceria com a International HIV/Aids Alliance mobilizaram-se para o desenvolvimento do Projeto Metodologias Participativas em Relaзхes Externas e Sustentabilidade para ONG/Aids no Brasil, a fim de explorar algumas respostas possнveis neste campo.

Esta publicaзгo, que й um produto da iniciativa acima citada, descreve a construзгo de um modelo de capacitaзгo em relaзхes externas e sustentabilidade para ONG/Aids, adaptado аs caracterнsticas brasileiras, e as liзхes aprendidas durante todo o processo, com o objetivo de oferecer subsнdios e estimular a implantaзгo de aзхes que visem а manutenзгo das aзхes comunitбrias e das prуprias instituiзхes. Se constitui em um instrumento de orientaзгo para pessoas de ONG que tenham interesse no repasse dos conceitos e metodologias ora apresentados em suas comunidades. A iniciativa de sistematizar as experiкncias em manuais й um procedimento adotado pela International HIV/Aids Alliance em diversos programas por ela implementados ao redor do mundo. Consideramos oportuno aplicar esta estratйgia no projeto desenvolvido aqui no Brasil, moldando-a аs nossas especificidades. A referкncia fundamental neste processo foi o manual Pathway to Partnerships criado pela International HIV/Aids Alliance.

Para facilitar a compreensгo da totalidade do projeto, e, principalmente, do modelo de capacitaзгo, este manual estб dividido em trкs grandes partes: Introduзгo, Capнtulo 1: Compartilhando as Liзхes Aprendidas e Capнtulo 2: Desenvolvimento do Workshop. Cada uma destas partes estб subdividida em vбrias seзхes, que relatam o “passo a passo” deste modelo.

Na Introduзгo, alйm desta breve apresentaзгo, sгo descritas as instituiзхes envolvidas na fase de implementaзгo do projeto (Seзгo II), o histуrico (Seзгo III) e os passos do trabalho (Seзгo IV).

No Capнtulo 1 sгo destacadas as principais liзхes aprendidas no desenvolvimento do projeto de Metodologias Participativas em Relaзхes Externas e Sustentabilidade para ONG/Aids no Brasil. As consideraзхes finais apontam alguns resultados e uma reflexгo sobre a questгo da sustentabilidade no paнs.

O Capнtulo 2 tem maior extensгo porque detalha o desenvolvimento do workshop: temas, metodologias, dicas e o papel do facilitador. A Seзгo I (Como Programar o Workshop) traz pontos importantes para a conclusгo do trabalho e aponta o papel do facilitador. A Seзгo II traz um quadro com a sнntese do programa do workshop e a Seзгo IV uma sugestгo para o processo de apresentaзгo/integraзгo dos participantes no inнcio dos trabalhos. O conteъdo do workshop e as metodologias nele utilizadas sгo descritos nas Seзхes V (Missгo, Metas e Estratйgias), VI (Identificaзгo de Habilidades Gerenciais), VII (Oportunidades e Desafios), VIII (Comunicaзгo para Relaзхes Externas), IX (Captaзгo de Recursos) e X (Agenda para Sustentabilidade). Em cada seзгo deste capнtulo o leitor vai encontrar o conceito do tema a ser trabalhado, as dinвmicas e os formulбrios utilizados – um preenchido, como exemplo, e o outro em branco, a fim de que possam ser reproduzidos para utilizaзгo em novas capacitaзхes. Em quadrinhos apelidados de fique de olho aparecem lembretes importantes sobre os temas e dicas para o manejo das metodologias e para prevenir quanto a problemas passнveis de ocorrer no desenvolvimento das mesmas. Ainda para oferecer subsнdios ao facilitador existe a Seзгo I (Como Programar o Workshop), que traz pontos importantes para a conduзгo do trabalho e aponta o papel do facilitador.

Cabe ressaltar que este manual sistematiza um dos modelos possнveis de capacitaзгo, e nгo o modelo. Este trabalho й destinado para ONG/Aids, entretanto, pode ser utilizado por outras organizaзхes da sociedade civil considerando suas especificidades.

Os eixos centrais desta proposta de trabalho sгo a horizontalidade (ONG-ONG), o processo participativo, a construзгo conjunta e a adaptaзгo а realidade local, possibilitando que as metodologias sejam adaptadas e reelaboradas, de acordo com as necessidades, caracterнsticas e criatividade de cada ONG e/ou grupo de facilitadores.



Octoplus Information Solutions Top of page | Home | Contact SARPN | Disclaimer