Southern African Regional Poverty Network (SARPN) SARPN thematic photo
Country analysis > Angola Last update: 2020-11-27  
leftnavspacer
Search






CARE

Avaliaçao do sistema de gestão de terra & recursos naturais

ProvÍncia do Bié, Angola

Um Relatório da CARE Internacional Angola

Simon Norfolk, Terra Firma, Lda., Felisberto Ngola, CARE, Fernanda Elaho, CARE, Edith Chivi, CARE Joaquim Rubem, CARE, Antonio Fernando, CARE, Tiago Kaunda, CARE, Jorge Manuel, MINADER

Março de 2004

SARPN acknowledges permission from Doug Steinberg, CARE Angola, for permission to post this analysis.
[Documento completo - 1.8Mb ~ 11 min (106 pages)]     [ Share with a friend  ]


Nota se por toda a parte, que corn o fim da Guerra em Angola deveria haver um rápido desenvolvimento na agricultura a na reabertura das principais relações comerciais entre as areas rurais a urbanas. Os participantes a beneficiários deste desenvolvimento antecipado teriam, contudo, que depender da adopção, ou não, de um conjunto de polÍticas a programas de apoio baseados numa compreensão da vulnerabilidade das famflias nas zonas rurais de Angola. Estas zonas foram as mais afectadas pela guerra. Nas zonas em que as familias não eram forçadas a emigrar para as áreas urbanas em busca de segurança a assistência humanitária, muitas destas perderam a maioria dos seus patrimónios tendo ficado privadas dos mercados, recorrendo à uma economic de subsistência rudimentar.

Num contexto em que o modo de subsistência nas zonas rurais dependem grandemente da utilização dos recursos naturais a em particular, do acesso à terra adequada para a prática da agricultura, a compreensão sobre como estão a ser abordados os assuntos afectos à titularidade da posse de terra, quer a nível comunitario como a nivel dos processos oficiais de desenvolvimento da política, constitui um elemento importante na elaboração de programas de apoio adequados.



Octoplus Information Solutions Top of page | Home | Contact SARPN | Disclaimer