Southern African Regional Poverty Network (SARPN) SARPN thematic photo
Regional themes > Land Last update: 2020-11-27  
leftnavspacer
Search







Promoзгo dos Direitos Relativos а Terra em Africa:
Que diferenзa fazem as ONGs?


Nazneen Kanji, Carla Braga and Winnie Mitullah

nazneen.kanji@iied.org, cbraga@tropical.co.mz, wvmitullah@swiftkenya.com

Publicado pelo International Institute for Environment and Development (IIED). Email: info@iied.org, Website: www.iied.org
© International Institute for Environment and Development (IIED), 2002.

[Documento completo - 248Kb ~ 1 min (65 pages)]     [ Share with a friend  ]
Sumбrio Executivo

Nos ъltimos 20 anos, um nъmero crescente de organizaзхes nгo-governamentais (ONGs) diversificou as suas actividades passando da prestaзгo de serviзos para a advocacia em prol de polнticas. Elas estгo a receber crйditos pelos seus considerбveis impactos em processos globais, desde o desenvolvimento econуmico atй а democracia. Mas estarгo tais impactos a acontecer, de facto, e se sim como й que sгo conseguidos?

Este relatуrio investiga a eficбcia das estratйgias e mйtodos das ONGs no sentido de influenciarem a reforma das polнticas de terras. O relatуrio baseia-se num estudo de sete ONGs que promovem a reforma da terra e os direitos a ela relativos em Moзambique e no Quйnia. Atravйs de pesquisa assente na colaboraзгo, realizada em ambos os paнses explorбmos uma sйrie de questхes chave:
  • Serб que as ONGs influenciam as polнticas ou os constrangimentos estruturais, institucionais e polнticos sгo demasiado grandes?
  • Deverгo as ONGs maximizar o seu prуprio papel de advocacia ou centrar-se na edificaзгo da capacidade advocacia de grupos menos poderosos?
  • Terгo as ONGs competкncia para o trabalho de advocacia ou deverгo centrar-se na inovaзгo das intervenзхes de desenvolvimento a nнvel comunitбrio – mostrar fazendo?
  • Poderгo as ONGs envolver-se com o governo sem comprometerem a sua independкncia?
  • Serб que os doadores facilitam ou constrangem o trabalho das ONGs?
  • Serб possнvel avaliar a eficбcia do trabalho de advocacia?
Mйtodos

Nгo hб dъvidas de que й importante avaliar os impactos da advocacia para garantir que ela seja realmente direccionada para a melhoria da vida dos pobres e dos grupos marginalizados. Й particularmente importante que as ONGs disponibilizem tempo para reflectirem, em particular no caso de organizaзхes com uma cultura que valoriza a acзгo em vez da reflexгo.

Contudo, as avaliaзхes tкm um certo ‘tom’ paternalista, estгo demasiado ligadas aos financiamentos e aos ciclos dos projectos, sгo frequentemente vistas como um processo tйcnico complexo e os seus critйrios podem ofuscar aquilo que й realmente importante. Em resultado desta pesquisa, sugerimos um quadro de avaliaзгo baseado em quatro бreas principais de impacto, podendo cada uma delas ser medida atravйs de indicadores de curto e longo prazo:
  • Organizaзхes da sociedade civil fortalecidas
  • Procedimentos e prбticas governamentais de tipo consultivo
  • Mudanзas em prol dos pobres nas polнticas, regulamentos e legislaзгo
  • Benefнcios directos para os grupos pobres e melhoria das suas condiзхes de vida
Utilizбmos principalmente entrevisas semi-estruturadas e discussхes minuciosas, individuais e em grupo, com o pessoal das ONGs seleccionadas e entrevistбmos informantes chave de outras ONGs, do governo e de agкncias doadoras em cada paнs. Levбmos a cabo um trabalho de campo limitado аs comunidades onde as ONGs do estudo de caso se encontravam activas, para avaliar as relaзхes locais com estas organizaзхes e as suas percepзхes.

Principais constataзхes

Embora as ONGs seleccionadas para este estudo tenham produzido impactos significativos nos processos de formulaзгo das polнticas de terras, o estudo demonstra claramente as deficiкncias dos modelos lineares que separam os processos de elaboraзгo de polнticas da sua implementaзгo. Ambos os estudos de caso mostram que a legislaзгo e os regulamentos podem ser modificados, reinterpretados ou simplesmente ignorados quando se trata de implementб-los, quando as relaзхes de poder a nнvel local se tornam crнticas.

Esta constataзгo tem duas implicaзхes directas. Primeiro, a capacitaзгo dos grupos comunitбrios para agirem de forma informada nгo й sу importante como um fim em si, mas tambйm crucial para influenciar polнticas sustentбveis e de longo prazo em prol dos pobres. Segundo, muitos aspectos das leis e das polнticas sгo, de facto, produzidos durante a implementaзгo, havendo situaзхes especнficas que determinam a prбtica de uma lei ou de uma polнtica. Amonitorizaзгo deste processo й, por consequкncia, um papel chave das ONGs. Apesar das actuais mudanзas ‘ascendentes’, passando da prestaзгo de serviзos para o envolvimento em polнticas, todas as ONGs deste estudo consideram ser necessбrio envolverem-se directamente com as comunidades e com as suas preocupaзхes e necessidades imediatas se quiserem ter legitimidade para realizarem actividades de advocacia e de monitorizaзгo.

Outras liзхes chave para a prбtica:
  • As ONGs capazes de apresentar argumentos assentes numa pesquisa bem feita em apoio aos direitos relativos а terra a favor dos pobres aumentarгo a sua influкncia sobre as polнticas.
  • Para influenciar polнticas й importante que as ONGs tenham uma boa lideranзa e um bom relacionamento com os detentores do poder. Contudo, carece de uma maior pesquisa a maneira como os lнderes se envolvem com o seu pessoal e o relacionamento entre a cultura organizacional e o trabalho de influenciar polнticas.
  • As ONGs produzirгo um impacto mais duradouro capacitando organizaзхes representativas de grupos menos poderosos para o trabalho de advocacia.
  • Os fundamentos e os termos do envolvimento entre as ONGs e o governo tкm que ser claros em cada caso individual.
  • As ONGs devem envidar maiores esforзos para lidarem com as desigualdades de gйnero, classe, etnicidade e idade tanto nas estruturas internas e na tomada de decisхes como no seu trabalho com as comunidades.
  • A ajuda dos doadores ao trabalho de desenvolvimento de polнticas pelas ONGs deve incluir o apoio ao importante papel destas organizaзхes na edificaзгo de uma influкncia sustentбvel sobre as polнticas a partir da base.
  • O financiamento dos doadores para o trabalho de advocacia deve contemplar horizontes temporais mais amplos e as expectativas sobre aquilo que pode ser alcanзado devem ser realistas e apropriadas aos contextos.
  • Os doadores devem considerar o financiamento do pessoal efectivo e da administraзгo das ONGs por forma a diminuir a pressгo sobre o pessoal e a facilitar a reflexгo e a aprendizagem.
  • A avaliaзгo qualitativa do trabalho de advocacia, usando quadros simples e informados pelas realidades polнticas locais, deve complementar uma avaliaзгo quantitativa mais virada para os resultados.
  • As avaliaзхes financiadas por doadores devem maximizar a aprendizagem e nгo estar directamente vinculadas aos ciclos de financiamento.
[Documento completo - 248Kb ~ 1 min (65 pages)]


Octoplus Information Solutions Top of page | Home | Contact SARPN | Disclaimer